Roteiro de Evento para quê?

Roteiro de Evento para quê? - Qual a importância de se escrever um roteiro para o evento corporativo, seja online ou presencial?

Roteiro de Evento para quê?

Qual a importância de se escrever um roteiro para o evento corporativo, seja online ou presencial?

Por André Nogueira | 24 Jun 2021

Quando falamos em organização de evento, sejam os corporativos, os sociais, de entretenimento e afins, pensamos no local onde ele vai acontecer, qual a estrutura, tipo de cenografia que será criada, o que vai servir de alimentação, quais serão os brindes, qual tipo de credenciamento, avança para como será divulgado, quanto custará e afins.


Mas, como tudo isso vai acontecer, qual será o “fio da meada” é ditado por um dos pontos mais importantes do evento, que são os Roteiros. Eles são basicamente 2 tipos, o Artístico e o técnico.


O Roteiro Artístico é o fio condutor do evento, é que imprimirá o tom (sério, descontraído, humorizado, protocolar e afins). A criação deste roteiro se conta a história do evento e se explica todas as forma de interação que acontecerão durante a programação. Através dele também pode-se definir a utilização das vinhetas, como serão e que momentos será pertinente a entrada.


Este é um tipo de roteiro que não é escrito por qualquer um, o roteirista, além de ter de entender o objetivo do evento, tem de entender a mensagem a ser passada, e a melhor forma de se construir os textos. No mercado há profissionais dedicados a esta área, como tem roteiristas dedicados e estudados para criação de filmes, séries, vídeos em geral.


Já o Roteiro técnico, como o nome diz, conterá todas as informações técnicas do evento, com todas as marcações de vídeo, qual câmera estará no ar em qual momento ou qual vídeo entrará. Áudio, se terá a entrada de música ou qualquer outro efeito e qual momento isso acontecerá. É um roteiro utilizado por toda equipe técnica e geralmente escrito pelo Diretor de cena, e a sua importância se dá pela prevenção de imprevistos. Quando todos dados e mídias estão previstos e testados se diminui a chance de erros. Ao receber um conteúdo de última hora, como um palestrante passar um pen drive minutos antes de subir ao palco, pode acontecer do arquivo não ou estar desconfigurado. Por isso ter todos detalhamento dos acontecimentos do evento escrito.


O ideal para o evento é que se tenha os dois roteiros montados, para que todos saibam o que será dito e se crie uma linha de condução ao evento, e para que a equipe técnica saiba cada ponto de andamento e evite possíveis problemas.


Para ter seu evento no caminho do sucesso e mais profissional ainda, conta com a roteirização e conte com a Wemake para roteirizar e organizar seu evento.

Categorias

TAGS

roteiro

roteiro de evento

roteirização

evento online

evento híbrido

evento corporativo

wemake

Ler Outros